É uma região da Europa oriental e da Ásia ocidental, entre o mar Negro e o mar Cáspio. Marca uma das fronteiras entre a Europa e a Ásia, fazendo com que alguns de seus países sejam considerados transcontinentais. As montanhas do Cáucaso formam uma cadeia relativamente jovem e instável, com terremotos freqüentes. O Monte Elbrus, com 5633 m, no lado da Rússia, é o mais alto da Europa e o quinto maior do mundo.
Ponto de contato entre as civilizações bizantina e árabe durante a Idade Média, o Cáucaso caiu sob administração dos turcos no século XI, e, no século XIII, sofreu as invasões mongóis. Após a tomada de Constantinopla em 1453, a região ficou isolada do mundo cristão e passou ao controle otomano. A penetração russa no Cáucaso começou na mesma época, mas tornou-se efetiva somente no final do século XVIII, a dura resistência das tribos dali teve fim somente em 1859. Os territórios caucasianos, onde haviam sido criadas em 1917 repúblicas socialistas, foi palco de uma vasta ofensiva alemã, cujo objetivo era o controle dos campos petrolíferos de Baku. Do fim da Segunda Guerra Mundial ao desmantelamento da URSS os países do Cáucaso seguiram a história dessa.
Existem hoje ali, várias regiões com grupos separatistas como o Daguestão (A maior república do Cáucaso russo de maioria muçulmana, foi cenário de incursões de rebeldes chechenos que causaram centenas de mortos. Moscou respondeu com uma vasta ofensiva militar); a Chechênia (proclamou sua independência um pouco antes da queda da URSS, em 1994 a Rússia empreendeu uma operação militar ali , o acordo de Jasiaviurt congelou o problema do status dela); a Inguchétia (uma das repúblicas mais pobres da Rússia que, ligados ao chechenos, foram deportados em 1944 por Stalin "por colaboracionismo" com a Alemanha nazista. Permaneceu à margem do conflito checheno); a Ossétia do Norte; a Ossétia do Sul ( em 1992, se pronunciaram em referendo por sua independência da Rússia e união à Ossétia do Norte); a Abkházia (também em 1992 proclamou independência, um ano de guerra entre separatistas e forças georgianas, que acabou na vitória dos abkházio. A manutenção da paz na zona está a cargo de soldados russos; e Nagorno Karabakh ( foi cenário de um conflito sangrento no início dos anos 1990 quando a União Soviética se desintegrou.O encrave permanece desde o cessar-fogo de 1994 sob controle dos armênios.).
Wtf? Lendo O prisioneiro do Cáucaso do Tolstói.
Bibliografia: http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI3136609-EI12221,00-Conheca+as+republicas+separatistas+do+Caucaso.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%A1ucaso
Nenhum comentário:
Postar um comentário