sexta-feira, 20 de junho de 2014

Histrionic Personality Disorder


É um tipo de transtorno de personalidade que afeta cerca de 1% da população. É caraterizado por um comportamento onde o individuo busca ser o centro das atenções e é extremamente emocional. Podem aparentar serem superficiais e extremamente provocativos e sensuais - já que acreditam serem o centro das atenções - e por essa razão, usualmente tem  mais amigos do sexo oposto. Tem dificuldade em atingir intimidade em relacionamentos e tendem a manipular seu parceiro e amigos. É comum por parte desses terceiros um abandono temporário buscando que tal indivíduo note o que faz, mas a reação desse comumente é acreditar que não o amam e buscar mais ateção ainda. Tendem a se entediar facilmente com a rotina, já que precisam do estimulo de serem apreciados, e são intolerantes com aquilo que envolve gratificações tardias, já que as desejam - o  mais rápido possível - logo, relacionamentos sérios são negligenciados em prol dos novos. Para ter esse diagnóstico são necessários ao menos 5 dos seguintes sintomas:
- ficar desconfortável em situações onde ele/a não é o centro das atenções;
- interações sociais são freqüentemente caraterizadas por comportamentos sexuais inapropriados;
- mudança de humor rápida e superficial;
- constantemente utiliza da aparência física para atrair atenção a si;
- fala de forma muito impressionista e sem detalhes;
- é muito dramático e teatral, exagerando emoções;
- é muito sugestível, influenciável;
- considera que suas relações são mais íntimas do que elas são de fato.

A diferença do HPD* para o transtorno de personalidade narcisista (NPD*) é que, apesar de em ambos a busca ser por atenção, aqueles com a última especificamente querem adulação, e são mais frios e impessoais;  já os primeiros são mais emocionais e necessitam de atenção frequente.
A causa do transtorno não é conhecida, mas é comumente passada por gerações e usualmente ocorre em mulheres. Atrair a a atenção é um instinto de sobrevivência e é útil na infância e na busca por um parceiro, mas a maioria dos indíviduos equilibra esse desejo buscando um equilíbrio desses com seus interesses a longo prazo.
*Siglas em inglês




Wtf? Minha tentativa de achar "o que esta errado comigo" o que me levou a ler e me auto diagnosticar com uns 5 tipos de transtornos, esse foi o mais legal.

Bibliografia

Nenhum comentário:

Postar um comentário