Nascida em 26 de janeiro de 1893 foi uma aviadora civil estadunidense e primeira mulher afro americana a tornar-se piloto nos Estados Unidos. Seu pai era descendente de indios e sua mãe de africanos, era a 13ª filha de uma família pobre. Encontrou na escola aos 6 anos incentivada por sua mãe e se destacou em matemática. 3 anos mais tarde seu pai deixaria a familía para procurar sues ancentrais. Aos doze anos de idade, Coleman foi aceita em uma Igreja Missionária Batista, onde concluiu seu estudo secundário. Ela então conseguiu guardar alguma dinheiro e ingressou na Oklahoma Colored Agricultural and Normal University (atualmente Langston University) a qual deixou em cerca de um ano por não ter dinheiro para paga-la.
Em 1915 mudou-se para Chicago passando a trabalhar nos mais variados ramos. Ali, ouvia histórias de pilotos americanos que retornavam de combates na Primeira Guerra Mundial. Mas que escola admitiria uma mulher negra nos EUA? Nenhuma, então passou a estudar francês e, logo após a primeira guerra mundial partiu para a Ecole d'Aviation des Freres Caudron, uma escola de aviação francesa onde completou seu treino em 7 meses e recebeu uma permissão internacional para voar. Seria a primeira mulher negra a receber tal. Voltou ao seu país natal e fiou famosa por tal, mas ainda sim tinha problemas para conseguir dinheiro e logo voltou para a Europa buscando melhorar suas habilidades em 1922. Depois de 4 meses voltou a Nova York onde apresentou-se publicamente voando pela primeira vez nos EUA.
Também era conhecida por incentivar jovens de ambos os sexos, etnias e raças a perseguir seus sonhos. Desejava construir uma escola de aviação para jovens negros. Contudo, jamais realizaria este sonho, apenas em 1929 é que estudantes negros receberam tal permissão
Em 30 de abril de 1926, com a idade de trinta e três anos, Coleman estava em Jacksonville, na Flórida, onde preparava-se para uma demonstração aérea. Coleman decolou sem utilizar o cinto de segurança, pois no dia seguinte ela realizaria um salto de paraquedas e gostaria de olhar sobre a fuselagem do avião para reconhecer o terreno abaixo. Com dez minutos de voo, o avião não conseguiu potência suficiente para sair de uma manobra em que girava no ar. Enquanto o avião estava em voo invertido, ela simplesmente foi lançada para fora da aeronave, caindo de uma altura de cerca de 150 metros.
Wtf? Homenagem do Google
Bibliografia:
Bibliografia:
http://www.manythings.org/voa/people/Bessie_Coleman.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bessie_Coleman
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bessie_Coleman
Nenhum comentário:
Postar um comentário