Foi um conjunto de 7 tratados dos governos da Alemanha, Bélgica, França, Grã-Bretanha e Itália. Foram negociados em Locarno na Suíça em 16 de outubro de 1925, e assinados em 1 de dezembro de 1925, em Londres. O tratado garantia a inviolabilidade da fronteira ocidental da Alemanha, que os Estados vizinhos França, Alemanha e Bélgica juraram tratar como inviolável. Como signatários do acordo, a Grã-Bretanha e a Itália se comprometeram a ajudar a repelir qualquer agressão armada ao longo da fronteira. A Renânia, como parte da Alemanha ocidental ocupada pelas potências vitoriosas dos Aliados após a Primeira Guerra Mundial, foi permanentemente desmilitarizada e as forças ocupantes foram retiradas. O acordo viria a ser implementado apenas quando a Alemanha fosse admitida na Liga das Nações com uma cadeira no Conselho, o que ocorreu em 1926.
Tal acordo faz parte de uma nova política diplomatica da Alemanha (tradicionalmente de uma corrente mais agressiva) que Stresemann fazia baseada na "obediência" ao pacto de Versalhes como forma de presionar os demais signatários a cumprir igualmente sua parte. Em 9 de fevereiro de 1925 ele apresentou um plano de paz em que a Alemanha fazia concessões territoriais à França e à Bélgica. Esse foi englobado no Tratado de Locarno, assinado alguns meses mais tarde.
Nenhum comprometimento militar ou planejamento de defesa para os territórios envolvidos foi, contudo, feito. Nos termos do tratado principal, os signatários ofereciam garantias de que a Alemanha não seria reocupada pelos Aliados e, em troca, essa aceitava manter desmilitarizada a área da Renânia - o que já era previsto no Tratado de Versalhes. O governo alemão, porém, recusou-se a negociar um "Locarno no Leste", deixando claro que estava descontente com a então configuração das fronteiras orientais.
Locarno marcaria o fim do período de guerra e o início de uma nova e esperançosa era de paz e cooperação na Europa, mas essa era não sobreviveu à crise econômica e política dos anos 1930 e a ascensão do nacional-socialismo. Em 1936, Adolf Hitler denunciou o Pacto de Locarno e enviou tropas alemãs de volta à Renânia.
Stresemann |
Wtf? Diplomacia do H. Kissinger
Bibliografia:
http://www.wdl.org/pt/item/11586/ (contém o tratado na integra)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tratados_de_Locarno
http://www.dw.de/1925-ministro-alem%C3%A3o-stresemann-apresenta-pacto-de-seguran%C3%A7a/a-300254
P.S.: Leia o material de apoio: http://www.editorasaraiva.com.br/produto/universitario/relacoes-internacionais/diplomacia/
Nenhum comentário:
Postar um comentário