Nasceu em 1932 em Boston. Era filha de Aurelia Schober e Otto Plath, Em 1940, aos 8 anos perdeu seu pai para diabetes. Ele teria sido extremamente rígido e autoritário, conforme ela retrata em seu poema "Daddy":
I never could talk to you. (Eu nunca podia falar com você)
The tongue stuck in my jaw. (A língua presa dentro da minha garganta)
It stuck in a barb wire snare. (Ela ficou presa em uma cilada de arame farpado)
Ich, ich, ich, ich,
I could hardly speak. (Eu mal podia falar)
I thought every German was you. (Achei que todo Alemão era você)
And the language obscene (E a linguagem obscena)
An engine, an engine (Um motor, um motor)
Chuffing me off like a Jew. (Mexendo / Me deixando exausta como um Judeu)
A Jew to Dachau, Auschwitz, Belsen. (Um Judeu para Dachau, Auschwitz, Belsen)
I began to talk like a Jew. (Eu comecei a falar como um Judeu)
I think I may well be a Jew. (Eu acho que eu posso até ser um Judeu)
Já com 11 anos ela mantinha um jornal de poemas e os publicava em revistas e jornais regionais. Sua primeira publicação nacional veio logo após a graduação no Ensino Médio, em 1950. No mesmo ano ela se matriculou no Smith College. Apesar de uma depressão e tentativa de suicídio em 1953, ela se graduou 2 anos mais tarde. Após a graduação ela se mudou para Cambridge, onde conseguira uma bolsa de estudos. Em 1956, conheceu o poeta Ted Hughes, com quem se casou ainda em 1956.
Em 1962 Ted Hughes deixa sua esposa por Assia Gutmann Wevill. Logo após, Plath publica o que viria a ser seu mais famoso livro: Ariel. Em 1963, ela publica uma novela semi-biográfica: The Bell Jar, sob o pseudônimo de Victoria Lucas.
Em 1963, Dr. John Horder - um vizinho e amigo de Plath - a receita antidepressivos, ele passou a visita-la diariamente e a fez contratar uma enfermeira. Essa, chegou a casa da autora as 9 horas da manhã de 11 de fevereiro e a encontrou morta: ela se envenenara durante a madrugada com dióxido de carbono, colocando sua cabeça no forno, e selara esse cômodo daqueles em que as crianças encontravam-se dormindo.
Apenas Colossus foi publicado com ela ainda viva, contudo a autora chegou inclusive a ganhar o prêmio Pulitzer de 1982 por sua Coleção de poemas (foi a primeira poeta a receber tal prêmio pós-morte).
WTF? Lendo The Bell Jar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário